Diário dos cabelos: MÉTODO UCPE

MÉTODO UCPE

3 de maio de 2017

No post anterior expliquei sobre a umectação e os benefícios, agora vamos falar sobre UCPE.

O que é? para que?

É o processo de Umectar (U), condicionar (C), pausar (P) e enxaguar (E); esse procedimento é usado para a remoção da umectação sem agredir e ressecar os fios, e de modo que o cabelo não fique sobrecarregado e com aspecto gorduroso.

Para que serve e por que?

Como o óleo não sai com facilidade, é necessário lavar bem os fios, com isso acaba perdendo parte do tratamento feito, mas esse método promete cabelos limpos, sedosos, sem aquela aparência pesada e oleosa e o melhor de tudo, não remove os nutrientes adquiridos e sem usar shampoo.

Como fazer?

Aplique o óleo e deixe o tempo necessário, após essa pausa separe o cabelo em partes e desembarace com um pente de dentes largos. 

Passe o condicionador nas mexas (inclusive raiz) até cobrir toda a parte oleosa, após ter aplicado o produto em todo o cabelo deixe agir por cerca de 20 á 30 minutos.

Após o tempo de espera lave bem o cabelo passando as mãos para retirar todo o produto, até que os fios fiquem limpos e macios.
Depois desse procedimento está pronto, finalize como de costume.



Obs importante: Use condicionadores sem petrolatos na composição, aqueles leves indicados para No-poo e Co-wash. O método UCPE é perfeito para retirar o óleo dos cabelos.


Se você gostou deixe seu comentário.
siga o blog para ficar por dentro das novidades.
Até a próxima.
Comentários
30 Comentários

30 comentários :

  1. ola Dayane nesse metodo nao usa shampoo, troca o shampoo pelo condicionador.
    obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse método, mas a dúvida como fica o cabelo após, não fica oleoso. Meu cabelo é MT oleoso, se eu fizer isso sem usar o shampoo ele não fica com aspecto duro. Tu já fez? Mostra foto pra gente. Vou testar.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Espero que sim. Eu já faço isso a um tempinho. Não é direto mas aprendi com minha cabeleireira. No começo achei que não ia da em nada ,mas estava errada. O cabelo fica ótimo. Ótimo post. Beijos Fátima Souza

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um mega super medo de passar óleo no meu cabelo, uma vez tentei fazer umectação e meu cabelo ficou mais oleoso do que já é (devo não ter feito direito), mas enfim, gostei do post e tentarei mais uma fez. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser homem e ter cabelo curto, eu tenho bastante cuidado com o meu cabelo, meu cabelo é oleoso, se eu fazer umectação ele pode ficar mais oleoso não?

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de medo de passar óleo na raiz! Se eu lavo o cabelo de noite, as 10h do dia seguinte já tá puro óleo! Amei suas dicas e vou tentar reproduzi-las!!

    ResponderExcluir
  7. Eu faço umectação, seguindo o cronograma e não passo na raiz pelo fato de ter o cabelo extremamente oleoso.
    Já conhecia o metodo ucpe, mas nunca testei. Sempre retiro o oleo com shampoo, mas vou testar na sexta e vê qual vai ser o resultado.
    ops*** tenho medo do cabelo ficar pesado!
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Eu havia lido anteriormente sobre esse método é fiquei impressionada como ele realmente funciona <3 fiz o teste ontem e deu certo com os produtos que usei. Já que meu cabelo é longo a praticidade de aplicar vai ajudar muito!
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar desse método, eu confesso que me surpreendi porque fazia tudo errado. hahahaha Mas agora que sei vou fazer certinho.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não fiz esse método ucpe, na verdade é primeira vez que leio sobre ele, mas já me interessei e quero muito fazer! Eu já dormi com azeite na cabeça, não curti muito o resultado, mas com o tempo eu acho que me acostumo! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post !! realmente estava precisando de dicas para hidratar meus cabelos que andam bem ressecados !!já tinha ouvido falar sobre esse método, mas ainda não tinha visto uma explicação sobre ele.. amei !! Bjs

    ResponderExcluir
  12. não sabia dessa viu haha .. adorei e vou testar amanha mesmo , esse post ta otimo igual o anterior cheio de dicas boas! parabens

    ResponderExcluir
  13. Adoro fazer umectação,meu cabelo fica ótimo quando acaba,faço com azeite e óleo de ricino. Eu fazia cronograma mas comecei a esquecer e parei kkkķkk aí agora faço quando da. Mas eu gosto muito de fazer. Bjs e boa sorte com o Blog ❤

    ResponderExcluir
  14. Gente que genial, sempre faço umectação e retiro com um anti resíduo acredita? É super difícil tirar óleo do cabelo, essa é a parte mais chata da umectação.
    Post muito útil. Beijão, e boa sorte com o blog ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andreza! Por mais que já tenha lido vários posts sobre cabelos, transição capilar e etc, nunca tinha lido nada a respeito deste método UCPE. Parece bem legal, e se realmente tirar a oleosidade dos fios, vai ser um baita amigo pra mulherada. Meu cabelo não é oleoso, mas costumo utilizar óleo de coco para hidratar e gosto bastante. Parabéns pelo post, beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse UCPE! Parece bem interessante, estou afim de testar no meu cabelo, retirar o resídio do óleo pra mim é sempre muito complicado. Parabéns pelo blog. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tudo bom?
    Confesso que esse método é novo para mim, uso sim óleo de coco mas sempre lavo com shampoo não sabia que podia trocar por condicionador, quando passo o óleo sempre acaba ficando um pouco oleoso, irei usar as dicas!
    Excelente post, beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Oiê, esses dias andei lendo muitos post sobre cabelos e métodos como a transição capilar, nunca tinha ouvido falar sobre esse método que me parece muito interessante, vou testar nos meus cabelos também ❤ amei o post! Sucesso

    ResponderExcluir
  19. Adorei sempre faço por aqui, adoro cuidar dos meus cabelos em casa mesmo e sempre vejo que o resultado fica incrível. Adorei a dica do método . Beijos

    ResponderExcluir
  20. Perfeito esse post!! Meu cabelo é bem oleoso e eu lavo todo dia (eu sei q não é bom, mas n sei como tirar a oleosidade direito). Agora com o seu post talvez eu consiga. Vou testar. N cuido muito do meu cabelo, mas gostaria de mudar isso

    ResponderExcluir
  21. amei o post, pra mim é muito valido por que não conhecia esse metodo <3 agora já sei e vou aderir.
    parabéns pela otima explicação e esclarecimento <3

    ResponderExcluir
  22. Oi, oi! Eu não conhecia esse método UCPE e achei demais!Vou até testar esse procedimento, pois amo cuidar dos fios. Principalmente por que tenho a raiz um pouco oleosa. Vou testar, com certeza. ´Ótima dica.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  23. Já conhecia esse método, mas nunca tive foi coragem e tempo pra começar, assim como outros métodos. Quero testar outros métodos pra ver como o meu cabelo vai reagir, já vou anotar esse pra começar depois. O que você achou do resultado no seu cabelo?

    ResponderExcluir
  24. Eis minha salvação! Pensa na pessoa que nunca faz umectação pensando em como vai ser difícil tirar o óleo depois. Adorei o método e agora já vou criar mais coragem para nutrir meus cabelos com dignidade. Depois me diga um condicionador bom para isso que você usa. Vou dar umas pesquisadas também, mas indicação é tudo de bom, haha <3

    ResponderExcluir
  25. Eu sou super adptada dessa tecnica, até por que sou a louca do low/no poo (risos) costumo usar muito, principalmente, quando vou a praia, pois é onde requer muito mais cuidado com as minhas madeixas. (santa madeixas, digamos de passagem).

    ResponderExcluir
  26. Uma amiga minha me recomendou essa técnica, e eu não sabia que ela existia de verdade. Achei que era alguma misturinha que ela mesma tinha inventado! hahahaha. Ela disse que ajuda muito na queda dos fios, verdade? Pq se for, já vou testar! Beijos!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  27. AMEI! Não conhecia essa técnica, e realmente, pra tirar óleo do cabelo é uma guerra que detona nosso bichinho né?

    Adorei o post, super útil!
    Um beijo!

    ResponderExcluir